domingo, 17 de julho de 2016

História: Violência contra a população LGTB no Brasil

Os homossexuais são alvo de diferentes casos de homofobia chegando até ser numerados casos de morte, pessoas frustradas com ódio e preconceito que não aceitam a orientação do outro e então agredi ou até assassina essas pessoas. Os LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Trans, Travestir), sigla que diferencia os diferentes tipos de orientações.
Eles tem em comum, defender os direitos homossexuais, e lutar contra a homofobia. Até os dias de hoje, boa parte da população brasileira ainda tem muito preconceito sob esse movimento, por esse motivo passam a gerar o ódio contra os LGBT.
“Segundo números obtidos pelo estado, o disque 100, da Secretaria de Direitos Humanos Da Presidência da República (SDHPR), registrou 1.159 casos em 2011. Os episódios de preconceito contra gays, lésbicas e travestis já superam a marca de 6,5 mil denúncias.” [1]
Mesmo nos tempos de hoje, com todos os avanços, todos as tecnologias e todo modernidade essa população LGBT ainda sofrem bastante. Os homossexuais tem em si uma “obrigação” em se acomodar com esse tipo de vida aqui no Brasil, pelo fato de ainda ter pessoas com outros conceitos, como o de não aceitar essa sexualidade.
A cada hora um homossexual é violentado no Brasil e os jovens são as principais vítimas dessa violência. Já é comum ver nos jornais, na TV, na internet e diversos outros lugares esse ódio gerado pelos homofóbicos.
Cada vez mais vemos vítimas desses casos (violência em geral contra os homossexuais) como no ataque na Av. Paulista, em São Paulo em 2010, quando cinco rapazes, entre eles quatro adolescentes entre 16 e 17 anos de idade, atacaram três jovens homossexuais com lâmpada fluorescentes.
Esses ataques causaram protestos tanto LGBT, quanto aos que respeitam e aceitam os homossexuais. Ser homossexual no Brasil é um fator totalmente arriscado.
Outra exemplo foi o ataque em uma boate gay em Orlando (EUA), que deixou 50 mortos, em uma troca de tiros. O motivo da raiva desse tal atirador foi pelo motivo de ver dois homens se beijando durante uma viajem a Miami. Com certeza ele era um homofóbico, que também morreu na troca de tiros com a polícia.
Atitudes como essa ainda são comuns na sociedade. Procuramos entender o motivo de tanto ódio que esses homofóbicos conseguem manter dentro de si. Acredita-se que esses homofóbicos, além dos homossexuais, tenham tais desejos, só que reprimidos.
O Brasil tem nos últimos anos tem sito vítima da homofobia, tem se tornado um país extremamente homofóbico, onde os ataques contra os LGBT tem sido principalmente de religiosos. Eles acabam influenciando outras pessoas com esse ódio que sempre está dentro deles e nisso ocorre todo esse transtorno e sentimento ruim contra os homossexuais.
A maior parte dos pais, com medo de que seus filhos sigam caminhos diferentes do padrão da sociedade, ensinam que homossexualidade é errado, principalmente de se for homem, tirando ali muitas vezes a compreensão do seu filho.
O único jeito de amenizar essa situação em que nos encontramos nos dias de hoje é ensinando as crianças que cada um pode ser o que quiser, que ser gay, lésbica ou outra coisa do tipo não é incorreto, tanto faz a orientação sexual da pessoa, toda forma de união é válida.
“É possível ensinar tudo com a didática certa. Só assim algo vai mudar. É um investimento para o futuro. É mais difícil mudar alguém que já cresceu numa sociedade preconceituosa do que crianças e jovens com a mente aberta, vivendo essa transformação na sociedade.” [2]
Referencias:
Componentes:
Adriana Oliveira
Bianca Conceição 
Derick Miguel
Leonardo Santana
Maria Fernanda da Silva Oliveira
Stephanie Oliveira Gualberto

Turma: 1 cv 

Um comentário:

  1. https://pt.wikipedia.org/wiki/Ataques_contra_homossexuais_em_S%C3%A3o_Paulo_em_2010.
    -Precisa ter mais cuidado com a estrutura do texto. Todo texto tem Introdução, Desenvolvimento e Conclusão.

    ResponderExcluir