sexta-feira, 15 de julho de 2016

Veículos de transporte

Transporte é o movimento de mercadorias entre locais. O campo de transporte apresenta diversas características a nível de infraestrutura, veículos e operações comerciais. Por infraestrutura entende-se a rede de transporte rodoviária, ferroviária, aérea, fluvial, tubular, etc. que é usada, assim como os terminais como estradas, aeroportos, estações ferroviárias, portos, terminais de autocarro e todo o tipo de equipamento similar. [1]
Podemos separar os veículos de transporte em 3 partes: aéreo, terrestre e aquático.
Aéreo- O transporte aéreo ocorre quando pessoas ou mercadorias são transportados pelo ar com a utilização de aviões ou helicópteros, serve também para um serviço de urgência. Contribui cm a redução de distância-tempo, pois percorre rapidamente longas distancias.
Vantagens:
É o mais rápido para transportar passageiros a médias e grandes distâncias.
Grande liberdade de movimentos.
É dos mais seguros e cômodos.


É o mais adequado para o transporte de mercadorias de alto valor
Aeronaves a jato de companhias aéreas, como um Airbus A320 ou um Boeing 777, voam a velocidades que podem passar dos 900 km/h. É um tremendo ritmo, permitindo cruzar países ou até continentes em poucas horas. Mas o homem pode voar a uma velocidade muito mais rápida. No entanto, esses “bilhetes” são reservados apenas aos militares, que podem passar dos 7.000 km/h voando em aviões de caça ou protótipos. [2] 
O X-15 está sendo o avião mais rápido de todos os tempos, atingiu atingiu incríveis 7.273 km/h. Esse avião foi um pedido conjunto da força aérea dos EUA e da NASA, que pesquisavam novas formas de alcançar velocidades impensáveis.
X-15:




Terrestre- O transporte terrestre é o movimento de pessoas e mercadorias por terra. Inclui o transporte rodoviário e o transporte ferroviário.
Veículos de transporte terrestre
Motocicleta
Carro ou Automóvel
Ônibus, Autocarro ou Microônibus
Caminhão ou Camião
Trem ou Comboio
Locomotiva
TGV
Bonde ou Eléctrico
Metropolitano Metrô ou Trem metropolitano
Aeromóvel
O transporte terrestre mais rápido do mundo é o JR-Maglev MLX01, que é um trem experimental (por isso o X no nome), atingiu os 581 Km/h em testes realizados no Japão. Para atingir toda essa velocidade ele se utiliza de um sistema de levitação, assim sem o atrito com o trilho, ele pode viajar muito mais rápido. 



JR-Maglev MLX01:


  

Aquático- Os transportes aquáticos ou aquaviários são responsáveis pelo deslocamento de mercadorias e passageiros através de barcas, navios e barcos em oceanos, rios, riachos, lagoas e lagos. Ele pode ser dividido em marítimo, fluvial ou hidroviário.
Os transportes aquáticos tem muitas vantagens, por é uma forma mais competitiva para o transporte de carga, pois o custo é menor. Mas também tem suas desvantagens como por exemplo: há maior demora no transporte pelo fato da velocidade de transporte ser mais baixa.
O K-222 é o submarino mais rápido da história, mas a mesma velocidade que lhe pôs na história lhe trouxe problemas, ele conseguiu atingir 80Km/h submerso, contudo essa velocidade faz com que ele produza muito barulho, desse modo fica vulnerável.

k-222:



Referencias: 
[1] https://pt.wikipedia.org/wiki/Transporte 
[2] http://airway.uol.com.br/conheca-os-avioes-mais-rapidos-de-todos-os-tempos/
[3] https://minilua.com/rapidos-mundo/

ALUNOS: 
Derick Miguel 
Leonardo Sanatana 
Maria Fernanda da Silva 
Roseane 
Stephanie Oliveira Gualberto

Um comentário: