sexta-feira, 15 de julho de 2016

A importância da mulher na política nacional

História 

        A importância da mulher na politica nacional. 


Como sabemos as mulheres são consideradas como sexo frágil desde sempre, e muitas vezes não são levadas a sério. Mas assim como os homens, as mulheres podem sim, com a mesma responsabilidade e eficiência obter cargos na politica, ou em qualquer área de trabalho.
Foram muito trabalhosos para as mulheres conseguirem os êxitos conquistados hoje em dia, cargos que elas ocupam que antes nem se pensava. As mulheres ocupam cargos hoje na politica, mais o numero ainda é muito pequeno, por exemplo: Na cidade de Santa Catarina, como aponta uma pesquisa, é a cidade que tem o menor índice de mulheres na politica. Esse quadro muito baixo da representação feminina na forma de poder politico precisa mudar, ou não conseguirão transforma a realidade das mulheres. As mulheres são muitas ‘barradas’ em cargos que ao olhar de muita gente deveria ser ocupadas por homens, e por causa da revolução das feministas, eleger uma mulher que é comprometida com os avanços sociais e a forma feminista é comprometido com os avanços sociais e a forma feminista é um erro e tudo isso interfere na representação da mulher na politica.
Por essa razão é importante o financiamento público de campanha para á ajuda das mulheres para que tenham uma igualdade na lista de gêneros. As mulheres já conquistaram um espaço com muita luta um espaço que nem imaginavam ter antes, mais ainda não é o suficiente. As mulheres perceberam que eram menos valorizadas no quesito trabalho, entre outras coisas, iniciaram uma luta por igualdade, elas não querem essa parcela peque na de representação feminina pequena na politica, querem sim uma igualdade de realmente poder ser vista como alguém capaz para ocupar tal cargo. Por esse e por vários outros motivos que surgiu o movimento feminista lutando por direitos iguais, e ainda há muito para ser conquistado. A forma de ampliação da participação das mulheres em termos de se candidatar não está ligada apenas a uma sensibilização, quanto á importância politica entre elas, olhando por esse sentido o maior número de mulheres se candidatando pode está associada à libertação feminina, o que deixa de ser verdade quando vemos as mudanças custosas e diversas transformações pelas quais as mulheres tiveram que passar, não só as brasileiras como as de outras nações. O Brasil está em 120 º lugar da proporção de mulheres na politica, o que significa estar atrás de países islâmicos. Na área politica o Brasil mostra um numero vergonhoso: temos apenas 9,9% deputada federais eleitas, 13,6% senadoras; nos municípios 13,3% de vereadoras e 10,95% de prefeitas como aponta varias pesquisas. Deveriam pensar na mulher no mundo politico, pensar no papel que a mulher desenhou na sociedade. No Brasil é interessante fazer essa reflexão, pois o Brasil tem uma sociedade construída sebe pensamentos machistas, onde o homem sempre ocupou um espaço público e a mulher vivendo escondida no privado. Mas a participação da mulher vem mudando isso, a mulher vem surgindo seja como eleita a cargos públicos, ou como eleitoras mesmo as mudanças ocorrendo lentamente.

Esse surgimento da mulher é importante para o fortalecimento da democracia afinal, essa representação feminina e importante, pois mostra que as lutas pelos direitos das mulheres não estão sendo em vão, e ainda é uma luta que tem muito preconceito, além disso, a presença feminina nos espaços de poder reflete na falta de politicas publicas para mulheres criando assim barreiras que não pode ser transportadas ao avanço feminista. Se as mulheres não tiverem como prioridade a ocupação de igualdade na politica, estará predestinada a ausência de reconhecimento. Só assim as mulheres vão ser vistas como uma força politica. O tema da mulher no poder precisa ser debatido, pois quanto mais esse assunto é debatido se tornará mais presente e quanto mais presente se tornará um assunto com credibilidade. No Brasil a mulher é a maioria do eleitorado, e essa situação mostra que á uma necessidade de maior mobilização das mulheres, principalmente para que mais delas se coloquem a disposição da politica. A uma diferença muito grande das mulheres nas disputas eleitorais, e essas diferenças são vividas por elas não só nas disputas de cargos de poder, e sim no dia a dia. A exclusão da mulher é histórica, a exclusão do mundo publica que só foi acessado no inicio do século 20, e divisão desigual do trabalho que levou a mulher a batalhar dentro e fora de casa. Não importa se é mulher ou homem que vai ocupar um cargo de poder, seja lá na politica ou em outra área, o que importa e que esse cargo seja ocupado com eficiência. 

Alunos :joão Vitor,Ilaria Ferreira, Elinaldo Rocha, Carlos Eduardo, Edcarlos Araújo, Alessandra Souza e Isabele Veloso. 

Um comentário: