quarta-feira, 13 de julho de 2016

fisica

Prefixos gregos – Informática
Paulo Gabriel, Camile Melo, Emerson Gustavo, Janaina Santos, Jessica santos, Andressa Silva

Resumo: Esse artigo visa mostrar, a história e modelos e tudo sobre informática atualmente descobertos, tendo um grande aproveitamento e bastante entendimento no assunto.

Introdução:



       “Informática é um termo usado para descrever o conjunto das ciências relacionadas ao armazenamento, transmissão e processamento de informações em meios digitais, estando incluídas neste grupo: a ciência da computação, a teoria da informação, o processo de cálculo, a análise numérica e os métodos teóricos da representação dos conhecimentos e da modelagem dos problemas. Mas também a informática pode ser entendida como ciência que estuda o conjunto de informações e conhecimentos por meios digitais.”[..]



Por sua vez a área de informática, não abrange só apenas computadores, mais sim toda área de tecnologia desde o princípio até a nossa atualidade, vemos que está cada vez mais avançado a forma de usar e de crescer com a informática. Vamos falar sobre algumas partes tecnológicas:






 “Comunicação  entre cabos de internet”
Backbones submarinos distribuídos pelo planeta Terra (Fonte da imagem: Reprodução/Submarine Cable Map)


Introdução:
 A internet, ela é em um todo uma transmissão via cabos entre todos os continentes, isso não é incrível, existem vários meios de transmissão de cabos de internet, sejam eles terrestres (dentro ou sob o solo), aquáticos (dentro do mar).







Backbone: 
significa espinha dorsal, ela é a rede principal pela qual os dados de todos clientes da internet passam, essa espinha é responsável pela entrada e saída de mensagens enviadas pelos usuários. Quando  enviamos um e-mail a um computador, as informações saem do seu computador, passando pela rede local para depois “desaguar” no backbone. Assim que o destino da mensagem é encontrado, a rede local recebe os dados para então enviar ao local desejado.







MegaByte
Introdução: 
é uma unidade de medida de informação que equivale a 1 000 000 bytes (segundo SI) ou a 220 = 1 048 576 bytes, dependendo do contexto. O termo megabyte é também utilizado esporadicamente de forma incoerente para designar 103*210 = 1 024 000 Bytes. De forma a evitar esta  mbiguidade,   foi recentemente introduzido o múltiplo Mebi que permite a utilização do termo mebibyte para designar a quantidade de informação correspondente a 220 Bytes. [...]
          É importante pois com eles há as informações e evitar o duplo sentido de um circuito, há vários modelos de megabytes sendo eles de pequeno a grande porte.
A internet no mundo:
          Essa rede mundial de internet, surgiu com um momento totalmente diferente da atualidade, ela surgiu em plena a guerra fria e foi colocadas como objetivos estritamente militares, ela era de utilidade e de disponibilidade apenas para os militares em meio a guerra, e com isso garantir comunicações com os norte americanos, ou , usada em ataques caso os inimigos destruíssem os meios convencionais de comunicação.
(descreve a internet em meio ao mundo)







A ARPANET
       
Introdução:

             Foi a primeira versão de internet, funcionava através de um sistema conhecido como chaveamento de pacotes, que é um sistema de transmissão de dados em rede de computadores no qual as informações são divididas em pequenos pacotes.
 


Representação de um computador modelo antigo, com utilização



Usando um backbone que passava por baixo da terra, a ARPANet ligava os militares e os investigadores sem ter um centro definido ou mesmo uma rota única para as informações, tornando-se quase indestrutível.









Conclusão
Então mostramos nesse artigo o conceito sobre informática, alguns exemplos de cabos, mostramos e falamos sobre a conexão via cabo de internet pelo mundo, e consideramos algumas partes tecnológicas que não são atuais mais que iniciaram o processo de inicialização do avanço tecnológico, falamos dos disquetes, da ARPANET ,e colocamos em conceito tudo sobre tecnologia.






















Referencias:


https://pt.wikipedia.org/wiki/ARPANET
http://www.tecmundo.com.br/internet/31311-como-a-internet-passa-de-um-continente-para-o-outro-.htm
https://pt.wikipedia.org/wiki/Categoria:Hist%C3%B3ria_da_Internet


2 comentários: