sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

O aumento da violência no Brasil

Sabemos que a violência nos dias de hoje é um tema discutido com mais frequência que outros temas (Educação, economia…), e mesmo com tantas discussões, os poderes públicos não conseguem eliminá-la das ruas e casas do Brasil. Com o passar dos anos a violência se tornou maior no Brasil. Foram criados vários métodos para tentar diminuir a violência, mas mesmo assim a violência continuou aumentando tornando a vida nas ruas mais perigosa. Milhares de estabelecimentos fecharam as portas porque foram assaltadas, apedrejadas ou até incendiadas pelos marginais. Quem mais sofre com a violência é o sistema de transporte coletivo, tendo em média 15 ônibus assaltados por dia, várias empresas deixam de prestar serviço para determinadas áreas por maior índice de violência que vai crescendo a cada dia que passa. Outro alvo da violência é a mulher. Como são consideradas “frágeis” por uma grande parte da sociedade, as mulheres sofrem com a violência todos os dias desde uma pequena agressão até o irreversível estupro. Alguns dos motivos são bem insignificantes como a indignação pelo término do namoro ou casamento. Alguns casos não ocorre nenhum tipo de agressão, outros infelizmente terminam com o óbito da mulher, definindo um outro tipo de violência: A violência doméstica. Segundo o mapa da violência, a cada 10 (dez) minutos uma pessoa é assassinada, ou seja, ocorrem 6 (seis) assassinatos por hora. Em 2013, o número de assassinatos ultrapassou os 53.600, o índice é 1,1% maior que em 2012. Segundo o IBGE, nos últimos cinco anos, foram mortos mais de 1.700 policiais, 75,3% deles enquanto estavam fora do seu exercício. O número de estupros também aumentou e atingiu 50.320 vítimas, sendo que muitas dessas pessoas não registram essas ações por medo de que possa acontecer novamente. Verificando o percentual das pessoas presas em 2014, reparamos que do total de presos, 61,7% são negros ou pardos.
A violência doméstica apavora muitas pessoas. Muitos ficam inseguros, pois quando a agressão parte de dentro da sua casa, você fica sem saber o que fazer. Por consequência dessas agressões e pelas ameaças que os agressores cometem, muitas pessoas se privam de sair da sua casa com medo de sofrer novas agressões. Pessoas sofrem ameaças por que presenciaram atos violentos onde muita gente, algumas vezes, acabaram morrendo em sua frente.
Muitas vezes pensamos em como poderíamos conter ou acabar de vez com essas ações violentas e nos perguntamos: Poderíamos nós moradores, amenizar um pouco a violência? Me pergunto por quê ninguém confia no próximo. Até por trás das câmeras os jornalistas têm medo de se envolver com o assunto, medo de expor o seu ponto de vista e ser ameaçado por alguém que não gostou da opinião do jornalista. Ninguém confia nas outras pessoas, não sabem o que são capazes de fazer com você enquanto está na rua, ainda mais quando tem se desentendido com um desconhecido.
Novas leis mais severas como a pena de morte podem fazer com que os agressores recuem e deixem de cometer o crime. A algum tempo, parlamentares já iniciaram seções com a intenção de promover um novo sistema carcerário, mas pelas divergências de opiniões, nenhuma dessas seções conseguiram terminar com sucesso, porquê às vezes são interrompidos pelas discussões causadas por essas divergências. Sem estas leis mais severas, os criminosos se impuseram suas próprias leis em várias favelas que comandam. Com a violência aumentando cada dia mais, muitas vezes por falta de emprego, as pessoas se desesperam e procurando algumas maneiras de ganhar dinheiro, se envolvem com o tráfico de drogas, onde são presas e até mortas. As agressões políticas vem por meio da tirania, da opressão, do abuso de força, causados por constrangimentos que foram submetidos.

Porquê as pessoas praticam violência? É um ato vergonhoso que acontece diariamente em todos os lugares, muitas pessoas morrem por causa de assaltos, bala perdida, ou outra ação violenta.
Desde a colonização, a prática da violência é combatida por índios que queriam ter sua liberdade, que anos depois foi definido como “dia internacional do combate à violência”. Ações como estas são algumas formas de conscientizar as pessoas a não praticá-la e somente diminuir o alto índice de violência que existe hoje em dia, se mais exemplos desse tipo fossem criados, se investissem mais em segurança, as pessoas iriam se sentir mais seguras e de alguma forma todos iriam se beneficiar. O governo, os policiais, os comerciantes, etc. A única forma disso acontecer é se todos tivessem em mente um mundo melhor, sem morte, com mais educação, mais empregos, melhores estruturas na área da saúde. É possível que uma das medidas contra a violência já esteja sendo planejada com o aumento da carga horária nas escolas e colégios do Brasil, com a construção de novas instalações penitenciárias, com a elaboração e aplicação das novas leis previstas para o futuro.

Talvez a melhor maneira de acabar com a violência seja somente obedecer às leis impostas para toda a sociedade seguir, quando entendemos as leis elas se tornam mais eficazes e tudo se torna mais fácil! Só é reparar as divergências entre as pessoas e ajudá-las a enfrentar as dificuldades, pois cada pessoa vive um mundo diferente.

Link para visualização:

6 comentários:

  1. Faltou justificar o texto.
    15 ônibus são assaltados por dia em que cidade?
    Cuidado com o uso do "Porque".
    Vocês não acham que a pena de morte iria penalizar apenas as classe mais pobres?
    Vocês sabiam que nos EUA, cerca de 10% dos condenados à morte era inocente? Vocês não acham que muitos inocentes poderiam morrer inocentemente no Brasil, tendo provas implantadas no processo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim tem, os alunos responsáveis pelo tema!

      Excluir
    2. A Cidade é São Paulo, sim nós sabíamos e sim achamos, mas não só no Brasil como em todo o mundo!

      Excluir
  2. Apenas esqueci de colocar...
    Mas são: Jean, Jéssica, Janaína, Maelí, Cauane, Emely, Everton.

    ResponderExcluir